foi adicionado ao seu carrinho.

8 Dicas para fazer cursos online e aprender muito!

Em 2020, por causa da pandemia, muitas pessoas que nunca pensaram em assistir uma aula online precisaram lidar com esse tipo de plataforma por não terem outra opção para continuarem seus estudos.  Por esse motivo, o mercado de cursos online, que já estava crescendo antes da pandemia, explodiu em crescimento devido a demanda de novas formas de se estudar durante a quarentena.

8 Dicas para fazer cursos online e aprender muito!

Claro que para estudar online exige-se um preparo diferente do que se teria ao estudar em uma classe presencial, e mesmo com a possibilidade de em 2021 podermos voltar com a vida como era antes, muitas pessoas ainda preferirão estudar online seja pela praticidade, por ter falta de tempo para deslocamentos até uma escola ou faculdade, ou até mesmo por motivos financeiros, já que cursos online tendem a ter um valor mais acessível.

Para te ajudar a se programar para as aulas e cursos que você queira fazer nesse novo ano, listamos 8 dicas para tornar o seu estudo online mais efetivo.

1. Trate o curso online com a seriedade que você trataria o curso presencial

Quando estamos na nossa casa, na nossa mesa de estudo ou na nossa cama vendo aulas é muito fácil se distrair e não prestar atenção ao que o professor esteja falando ou passando, por isso manter o foco é essencial.

Tome notas, se prepare para as aulas e preste atenção da mesma forma que faria com as aulas presenciais. Tire distrações do seu ambiente, e tenha disciplina para tratar a aula online com a seriedade que ela merece.

2. Elimine distrações

“Ah, vou só dar uma olhada no instagram” e aquela olhada vira meia hora que você perdeu simplesmente por querer procrastinar o estudo. Coloque o celular no silencioso, de preferência dentro de uma gaveta para não ter a tentação de olhar a tela cada vez que o vê em cima da mesa. Se ouvir música te ajuda, coloque baixo para que seus pensamentos não se percam. Televisão desligada ou com o volume extremamente baixo, caso você seja o tipo de pessoa que precisa de um barulhinho para conseguir se concentrar.

Já se for do tipo de pessoa que não suporta barulho e qualquer coisa o distrai, tente investir em fones com cancelamento de ruído externo: ajuda muito para manter o foco e não ser distraído por barulhos de moto ou de pessoas circulando pela casa.

3. Tenha um planejamento de estudos

Saber que aulas você tem em que dia da semana e se há trabalhos, ou leituras para serem feitas é muito importante. Manter-se a par de tudo que é necessário fazer ajuda muito com o planejamento de tempo e não esquecer as tarefas que precisam ser concluídas.

Tenha um planejamento da sua semana com as aulas, trabalhos a serem entregues e leituras e materiais que serão necessários. Você pode usar um planner semanal, ou até mesmo um planner focado em estudos para sempre estar em dia com suas obrigações.

4. Gerencie o seu tempo

Tenha um horário diário dedicado para seus estudos e informe as pessoas ao redor que, por mais que você esteja em casa, você está ocupado e só poderá ser interrompido em casos de emergências. Também tente escolher um horário de estudo que dificilmente as pessoas irão te interromper (como no horário depois que seus filhos ou irmãos forem dormir, ou antes deles acordarem, ou no horário que sua mãe está assistindo a novela, por exemplo).

Leve esse tempo dedicado ao estudo à sério, foque e evite distrações como televisão e celular durante esse período.

5. Crie um espaço confortável

Ter um espaço confortável, silencioso e sem interrupções e distrações é muito importante. Claro, nem todas as pessoas têm o privilégio de ter um espaço como esse, então precisa-se negociar com o resto da família para que evitem o distrair durante esse momento, se você não há a possibilidade de um espaço só seu.

Se possível, evite espaços com alta circulação de pessoas da sua família, espaços com barulhos constantes e lugares em que você pode ser constantemente interrompido. Também evite ambientes muito escuros ou sem nenhuma iluminação natural, já que longos períodos usando telas em ambientes escuros causam cansaço nos olhos mais rápido do que um ambientes com mais iluminação.

6. Mantenha-se organizado

É muito importante que seu espaço de estudo e anotações sejam organizados para manter sua motivação de estudar. É horrível quando você precisa de uma anotação e não faz ideia de onde ela está, ou precisa de uma caneta e ela se perdeu no monte de papéis jogados na sua mesa.

Por isso, todos os dias separe um momento para organizar seu espaço de estudo e mantenha um método de organização para as suas anotações, arquivos e papéis do curso.

7. Faça pausas

Depois de um tempo tendemos a perder o foco, isso é comum. Por esse motivo, aprenda a fazer pausas para fazer um lanchinho rápido, dar uma olhada nas mídias sociais, ou responder a sua família, ou até mesmo dar uma volta na rua para dar uma relaxada nos olhos depois de algum tempo olhando para telas. Nós, particularmente, gostamos do método Pomodoro, no qual você foca 25 minutos com 5 minutos de pausa.

Essas pausas ajudam para que ao volte a estudar com mais motivação e foco.

8. Descubra a forma como você aprende melhor

Descobrir a forma que você aprende com mais facilidade ajuda muito a reter informações e transformar o estudo em uma tarefa mais fácil e até mesmo prazerosa.

Algumas pessoas preferem estudar logo de manhã, outras preferem estudar tarde da noite porque o silencio as fazem se concentrar melhor. Algumas pessoas aprendem de forma mais visual, precisando ler e escrever para reter, enquanto outras precisam ouvir a aula algumas vezes para efetivamente entender um assunto.

Esse tópico é importante porque as vezes estamos estudando de uma forma que não é efetiva para o seu perfil de estudante, o que pode fazer com que você renda menos e acabe se frustrando, perdendo motivação. Por isso, é muito importante testar formas, jeitos e horários diferentes para saber qual você se adapta melhor e rende mais.

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Leonora Ferreira de Aguiar

A pessoa obcecada por conforto e por bebidas quentinhas. Leitora ávida, que de vez em quando escreve algo ? insta: @leonorareads

Mais posts por Leonora Ferreira de Aguiar

Deixe uma resposta